A charge acima faz uma alusão aos cuidados maternos em relação a alimentação das crianças que demonstram não ter muito apetite.
Mas o que realmente é a fotossíntese?
A fotossíntese é o processo de conversão do dióxido de carbono (CO2) e água (H2O) em glicose e oxigênio (O2):
6 CO2 + 6 H2O = C6H12O6 + 6 O2
Para que este processo ocorra, o gás carbônico que é absorvido pelas folhas das plantas junto da água absorvida pelas raízes, reagem a luz solar, que por sua vez é absorvida pela clorofila e transformada em energia química que produzira a glicose para alimentar a planta e liberará o oxigênio no ambiente.
As células vegetais possuem uma organela chamada cloroplasto que é responsável pela fotossíntese. Ela possui duas membranas, sendo uma externa e outra interna, assim como a mitocôndria na célula animal.
Em seu interior se encontram as granas que são uma pilha de corpos membranosos achatados conhecidos por tilacoides e que promovem a absorção de luz (fase clara) e oxigênio.
(Estrutura de um cloroplasto) |
A presença da luz solar quebra as moléculas de água, separando o hidrogênio do oxigênio. O hidrogênio é carregado por uma molécula NADP, formando uma molécula de NADPH2. Esta molécula será importante na fase escura. Graças a excitação desses elétrons, são formados também o ATP (energia).
Na etapa escura o CO2 junto com a molécula NADPH2 formam uma reação chamada de Ciclo Calvin, tendo como produto final a glicose e água. O ATP utilizado nessa reação retorna para a tilacoide na fase clara junto com ADP + 3 Pi para ser regenerado.
(Ciclo de Calvin) |
Desta forma, dizemos que a planta consegue produzir seu próprio alimento, lembrando que é importante que a mesma receba água para sobreviver. O oxigênio liberado pelas plantas, são resultado da quebra das moléculas de água.
Portanto, as plantas desempenham um importante papel para a manutenção da vida no meio ambiente, fornecendo ao homem e diversos animais, alimento e oxigênio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário